Se você já se perguntou por que devo lavar os tapetes de casa, este artigo é para você. Olhando para o tapete da sua casa você pode não perceber muita sujeira, mas saiba que o perigo mora no que você não vê. Afinal eles são ótimos para esconder sujeira, principalmente os tapetes felpudos.

Por mais que você mantenha a casa bem limpa, tem muita coisa que é inevitável que caia no seu tapete. Por exemplo, migalhas de comida, sujeira de sapatos, fios de cabelo, pelos de animais de estimação, etc. Além dos ácaros, fungos e bactérias que adoram estofados como tapetes, sofás, colchões e poltronas.

Então vamos aos motivos para você lavar os tapetes de casa:

1- Evitar problemas de saúde

Antes de mais nada, pense nos membros da sua família e se pergunte: alguém vive espirrando, tem alguma doença respiratória ou é muito alérgico? Se sim, os terríveis microrganismos que moram no seu tapete e em estofados em geral, podem ter grande participação nisso. E mesmo que não sejam a principal causa, só ajudam a agravar a situação. 

Uma vez que os microrganismos se alojam no seu carpete, são capazes de causar alergias e problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite. Não é a toa que essa é a resposta nº 1 para sua pergunta por que devo lavar os tapetes de casa. Além da lavagem do tapete, vale providenciar a lavagem dos estofados em geral que você possui em casa.

2 – Aumentar a durabilidade do tapete

Outra vantagem de lavar o tapete é que isso prolongará sua vida útil. Visto que toda a poeira se acumula nas fibras do tecido do tapete, gerando seu desgaste e originando manchas.

É bem provável que você já tenha ido em algum lugar em que viu um tapete tão surrado que, ao invés dele deixar o ambiente aconchegante, ele deixava o lugar estranho. Isso deve ter acontecido porque ele acumulou tanta sujeira, que além do ambiente ficar com bastante poeira flutuando, ela tirou a beleza do tapete. Infelizmente, dependendo do nível de sujeira acumulada, por mais que seja realizada uma lavagem de estofados profissional, não será possível fazer a higienização completa.

Exemplo de tapete muito sujo

Como Lavo meu Tapete?

Agora que já te contamos os 2 motivos principais para manter qualquer estofado da sua casa limpo, vamos te explicar brevemente como fazer isso.

Primeiramente, tapetes geralmente são muito grandes para caber numa máquina de lavar. E mesmo que o seu caiba, a máquina de lavar não será capaz de lavá-lo direito. Sem falar nos danos irreversíveis que ela pode causar ao seu belo tapete.

Aspirar o Tapete Regularmente

Sem dúvidas, aspirar estofados é a melhor maneira de remover a sujeira superficial. É muito importante que você aspire seu tapete pelo menos 1 vez por semana.

1 – Comece com um saco ou filtro limpo

Um saco ou filtro sujo pode reduzir pela metade a capacidade do aspirador se sugar a sujeira. Se o seu aspirador de pó não possui saco coletor, substitua ou lave (se possível) os filtros a cada três meses. E se seu aparelho tiver saco coletor, substitua o saco quando estiver 3/4 cheio.

2 – Aspire na velocidade certa e não esqueça de nenhuma área

Aspire devagar o suficiente para retirar o máximo de sujeira possível. E lembre-se de limpar os dois lados do tapete. 

Para garantir que todas as áreas serão devidamente aspiradas, divida o seu tapete em quadrados imaginários. Aspire “quadrado por quadrado”, até ter aspirado seu tapete por completo.

Lavar o Tapete em Casa

A primeira coisa que você deve ter em mente se está pensando em lavar seu tapete sozinho, é que “lavar” não significa usar muita água e sabão. Aplique mistura de água e sabão neutro com uma esponja ou pano limpo. E com uma escova de cerdas macias esfregue o tapete sempre no sentido dos pelos, caso contrário você pode danificar as fibras. É fundamental que depois da limpeza, você o coloque em algum lugar onde ele possa secar completamente.

Atenção: o mais recomendado para qualquer tapete é que ele passe por lavagem a seco, usando uma quantidade mínima de água e sabão. E é feita por profissionais que possuem produtos e equipamentos adequados.

Conclusão

Seja o seu tapete usado com intenção de decorar, aquecer ou deixar seu ambiente aconchegante, tudo vai por água abaixo se acumular muita sujeira. Esperamos que este artigo tenha respondido a sua pergunta por que devo lavar os tapetes de casa.

Você pode aspirar seu tapete com frequência para remover a sujeira superficial e até mesmo lavá-lo com água e sabão. Mas para uma limpeza profunda, o ideal é contratar uma empresa especializada.

Você não tem tempo para limpar seu tapete ou ele está muito sujo? Nós da Brasilimpe somos especializados em lavagem a seco de tapetes no Rio de Janeiro. Entre em contato conosco para receber um orçamento grátis.

Se gostou deste artigo, confira mais dicas no nosso blog.