Considerando os móveis estofados de uma casa, geralmente o mais sujo é o sofá. Afinal, ele recebe poeira, as pessoas derramam líquidos e comida nele, sem falar na sujeira deixada por crianças e animais de estimação. Para evitar o acúmulo de tanta sujeira, é recomendável fazer a limpeza do sofá regularmente. Mas logo surge a dúvida: de quanto em quanto tempo devo lavar o sofá? Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar. 

Lavar não significa usar água e sabão

Antes de mais nada, é preciso entender que o termo “lavar” não quer dizer o uso de muita água e sabão. Um sofá não é como uma roupa, que pode ser lavada, torcida e estendida no varal. 

A limpeza de estofados em geral deve ser feita com pouquíssima água. Para garantir a higienização completa e evitar danos ao tecido, o ideal é contratar uma empresa especializada em lavagem de sofá.

Motivos para Lavar o Sofá com Frequência

1 – Crianças e animais de estimação

Sem dúvidas, eles têm uma capacidade enorme de fazer sujeira. Já que a maioria de suas atividades diárias são feitas no estofado, deixando resíduos de comida, óleo, pelos e outras coisas que deixam um sofá com aparência de sujo e velho.

Aliás, estofados de cores claras podem facilmente tornar essa sujeira mais visível do que tecidos de cores mais escuras. O que não significa que tecidos de cores escuras não acumulam sujeira. 

2 – Ácaros, Fungos e Bactérias 

Além da sujeira visível, microrganismos também adoram se acumular em estofados. Eles são causadores de doenças respiratórias e alergias. E mesmo quando não são a causa principal, certamente agravam a situação. 

3 – Partículas e Produtos Químicos Nocivos

Tintas, plásticos, aerossóis e outros produtos domésticos podem deixar resíduos no tecido do sofá. Essas partículas geralmente são carregadas com produtos químicos que podem gerar alergias e trazer malefícios para sua saúde e da sua família. 

Um serviço profissional de lavagem a seco usa técnicas seguras. Além de produtos ecologicamente corretos e liberados pela Anvisa. Tudo para proporcionar uma limpeza profunda e remover as partículas nocivas do seu sofá, sem danificar o tecido.

Os Benefícios de Lavar o Sofá

Agora que já mostramos os motivos para limpar o sofá regularmente. Listamos alguns benefícios de realizar a limpeza profissional:

  • Prolongar a vida útil do sofá;
  • Melhorar sua aparência;
  • Remover mau cheiro;
  • Remover manchas;
  • Remove microrganismos.

Posso limpar o sofá sozinho?

Além de querer saber de quanto em quanto tempo deve lavar o sofá, você quer saber se pode limpar sozinho? Saiba que há algumas coisas que você pode fazer para evitar o acúmulo de sujeira.

Por exemplo, muitas pessoas têm o hábito de aspirar o chão de casa e tapetes. Por mais que a sujeira “aspirável” do sofá não seja muito visível, você pode adotar o hábito de aspirá-lo uma vez por semana. Assim, coisas como poeira, cabelo e pelos não terão muita chance de se acumular no móvel.

Para mais detalhes sobre como limpar seu sofá sozinho, veja o artigo Como lavar sofá a seco.

Então, de quanto em quanto tempo devo lavar o sofá?

Para quem não tem crianças e animais de estimação, uma vez ao ano pode ser suficiente para uma limpeza duradoura.

Já para quem tem filhos e pets, recomendamos que a limpeza profissional seja feita a cada 6 meses.

Conclusão

A frequência com que um sofá ou qualquer estofado precisa de limpeza varia de acordo com a intensidade e forma de uso. Seja como for, a própria pessoa pode fazer coisas como aspirar o móvel para evitar o acúmulo de sujeira.

Para uma lavagem completa, o indicado é contratar um serviço profissional. Nós da Brasilimpe, atuamos com lavagem a seco de sofá no estado do Rio de Janeiro. Se por acaso você for do RJ, teremos prazer em te atender e passar um orçamento gratuito.

Ah! Para prolongar o efeito da limpeza profissional, você também pode contratar a impermeabilização do seu estofado.