Um automóvel limpo, por dentro e por fora, torna qualquer viagem mais agradável. Sem dúvidas, cuidar da limpeza dos bancos é um desafio, que fica ainda mais complicado em carros com assento de couro. Pensando nisso, preparamos este artigo para te explicar como limpar banco de couro do carro.

Muitos fabricantes de automóveis fazem carros com assentos de couro para dar estilo e um ar de luxo. Assim como os bancos de couro são mais bonitos que os de tecido, eles são mais sensíveis e requerem mais cuidados. Portanto, manter o banco do seu carro limpo contribui para preservar a beleza do couro e sua durabilidade.

Porque Limpar o Banco do Carro

Antes de explicar como fazer a limpeza, é preciso que você entenda a importância de limpar o interior do seu carro.

Por mais que você tenha cuidado, é impossível o carro ficar 100% limpo o tempo todo. Fios de cabelo e partículas de poeira sempre se acumulam. E dependendo da forma como o veículo é usado, caem coisas como migalhas de comida, bebida, pelos de animais de estimação e outra infinidade de itens. Conforme a sujeira se acumula, seu carro fica com mau cheiro, manchas e se torna moradia de microrganismos – causadores de alergias e doenças respiratórias.

Então, mantendo seu carro limpo você cuida da sua saúde e preserva o tecido. O mesmo vale para sofás, tapetes, etc. A limpeza dos estofados é tão importante que listamos 5 motivos para manter seu estofado sempre limpo.

Agora que você já tem ideia dos motivos para cuidar da limpeza do estofamento do carro,  veja como limpar banco de couro do carro:

Remova os obstáculos

Primeiramente, tire tudo o que vai atrapalhar a limpeza. Por exemplo, cadeirinhas de criança, bolsas, organizadores, lixo, etc.

Aspire os assentos

Dê preferência a peça do aspirador de pó que parece uma escova, que não vai arranhar o couro. Aspire os bancos e a área ao redor, com cuidado para remover sujeira e detritos das fendas. Se ainda houver sujeira e poeira nas diferentes fendas do assento, você pode usar um pano de microfibra para retirá-las.

Use uma solução de limpeza

Em lojas automotivas, você facilmente encontra produtos de limpeza específicos para bancos de couro. Há quem use misturas caseiras, mas saiba que essas fórmulas mágicas podem causar graves danos ao couro.

Quando comprar o produto de limpeza, use ele numa área um pouco escondida do banco, com auxílio de um pano, para ter certeza de que ele não causará algum dano. Enquanto aguarda o resultado do teste, aproveite o tempo para usar o pano com resíduo do limpador para tirar as sujeiras que o aspirador de pó não alcançou.

Depois de observar que deu tudo certo com o limpador de couro, você pode prosseguir e aplicar o produto nos assentos com o auxílio de uma escova de cerdas macias. Outra opção é aplicar o limpador em um pano de microfibra em vez de diretamente no material do assento. Não exagere na quantidade, a ideia é remover a sujeira e não deixar o banco do seu carro encharcado.

Limpe com um pano úmido

Um pano levemente úmido serve para limpar o excesso do produto de limpeza. E também ajuda a pegar qualquer sujeira que você possa ter perdido durante a limpeza, evitando que ela chegue ao chão do veículo. Logo após terminar a limpeza dos bancos, não esqueça de limpar os tapetes e o piso do automóvel.

Seque os bancos com um pano seco

Depois de completar a limpeza inicial, o recomendado é usar um pano de microfibra seca para remover qualquer excesso de umidade da superfície do assento. Isso é uma forma de evitar o acúmulo de mofo, ou danos ao couro – como enrugar ou rachar. 

Finalize com um condicionador de couro

Assim como a nossa pele, o couro precisa de hidratação para não ficar com aquela aparência de ressecado. Assim sendo, para finalizar a higienização do banco de couro do seu carro, invista num condicionador de couro.

Aliás, esse cuidado deve se estender para sofás, casacos, botas, bolsas, cintos e muitas outras coisas feitas com couro.

Conclusão

A limpeza de assentos de carro é um tanto trabalhosa, esperamos que este artigo sobre como limpar banco de couro do carro te ajude a cuidar dos assentos do seu veículo. O couro é um material delicado que requer certos cuidados para não manchar, nem rachar ou ficar ressecado. 

Dentre as vantagens de limpar o banco do carro, há o aumento da durabilidade do tecido ou couro, e a proteção da saúde. 

Para quem busca dicas específicas para carro com assentos em tecido, temos o artigo Como Higienizar seu Automóvel.

Nós da Brasilimpe, somos especialistas em lavagem a seco no Rio de Janeiro. Trabalhamos com limpeza de couro automotivo  e estofados em geral. Entre em contato para pedir um orçamento sem compromisso.