Quem acha que só móveis estofados acumulam sujeira está muito enganado. Saiba que os assentos e carpetes de um carro também juntam muita sujeira. Você há de concordar que andar num carro sujo é bem desagradável, além dele virar habitat de microrganismos causadores de doenças alérgicas e respiratórias. Se você quer seu carro limpo e cheiroso confira nossas dicas de como higienizar seu automóvel.

Limpar os tapetes

Geralmente os tapetes são de borracha ou tecido. Antes de mais nada, tire e sacuda todos os tapetes. A grande vantagem dos tapetes de borracha é que são fáceis de lavar e secam rápido. 

Já alguns modelos de carro vem com tapetes que lembram os tapetes felpudos usados em casa. Nesse caso, uma boa opção é usar uma escova firme e esfregar o tapete com cuidado, para soltar a sujeira. Depois use o aspirador de pó para sugar a sujeira encontrada.

Limpar os assentos e o chão do carro

Caso você tenha lavado os tapetes, enquanto eles secam você cuida da limpeza interna do resto do carro. Sem dúvida, a limpeza dos bancos do carro é a etapa mais delicada da limpeza automotiva. 

Assim como na lavagem de sofá, o recomendado é fazer uma lavagem a seco. Veja o passo a passo que você pode seguir para bancos de tecido, de acordo com o nível de sujeira do seu automóvel:

1 – Aspirar

Decerto isso facilita a limpeza, mas entenda que isso só remove a sujeira superficial do estofado. O recomendado é usar aquela escovinha que vem com o aspirador de pó, para maior alcance e remoção de mais sujeira dos assentos.

2- Atacar as manchas

Misture duas xícaras de água, uma xícara de vinagre e aproximadamente uma colher de sopa de detergente em um borrifador. Pulverize levemente nas manchas piores, esfregue com cuidado com um pano ou escova macia. Após uns minutos, enxágue levemente com água limpa. Por fim, use um pano de microfibra limpo e seco para absorver o excesso de umidade.

Há pessoas que vão além e “lavam” os assentos completamente, não recomendamos que você faça isso sozinho. Para uma higienização completa, procure uma empresa especializada em limpeza de banco de carro.

3 – Limpar o painel do carro

Por último, e não menos importante, cuide da limpeza do painel do carro. Geralmente muita poeira se acumula e fica visível nele, sendo causadora de crises de espirro.

A dica é limpá-lo com um pano de microfibra úmido com um pouco de detergente. Não esqueça de limpar lugares escondidos, como os detalhes entre os bancos, a caixa de marcha, porta-copos, os cintos de segurança e suas fivelas.

Não esqueça da lavagem externa

Para a limpeza do automóvel completa, você não deve esquecer de lavar o veículo por fora. Ela pode ser feita antes ou depois da limpeza interna, ficando ao seu critério. 

A lavagem externa serve para evitar que sujeiras e outros acúmulos estraguem a pintura do carro. Uma curiosidade é que até mesmo a exposição do veículo ao sol causa danos à pintura.

 

Conclusão

Vimos que um carro sujo é desagradável e uma ameaça à saúde. Portanto, seguindo esses passos esperamos que você possa deixar seu carro limpo e livre dos microrganismos. Para uma higienização completa, o ideal é você procurar um serviço profissional.

Atenção, para carros com bancos de couro, os cuidados mudam um pouco, conheça a limpeza de couro automotivo.

Nós da Brasilimpe somos especializados em higienização de carros, limpeza de sofá no RJ, lavagem de estofados em geral, etc.

Confira onde atendemos no Rio de Janeiro:

CENTRO: todos os bairros do Centro.

ZONA SUL: São Conrado, Gávea, Leblon, Lagoa, Ipanema, Copacabana, Humaitá, Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, etc.

ZONA NORTE:  Rio Comprido, Estácio, Tijuca, Grajaú, Méier, Penha, Pavuna, Engenho de Dentro, Cachambi, Del Castilho, Ilha do Governador, Campo Grande, etc.

ZONA OESTE: Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande, Jacarepaguá, (Taquara, Freguesia, Anil, Pechincha, Tanque), Vila Valqueire, etc.

BAIXADA FLUMINENSE: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Itaguaí.

NITERÓI: São Gonçalo, Alcântara, Icaraí, Barreto, São Francisco e Pendotiba.